Site Sefaz do Rio Grande do Sul facilita vida dos cidadãos com serviços gratuitos

Todo brasileiro sabe da burocracia que é quando precisamos de algum serviço público, além do custo que tende a ser alto para resolver pequenos problemas, mas muitos não sabem que alguns serviços podem ser acessados de forma gratuita e de forma online.

Se você é uma dessas pessoas, fique conosco até o final do texto e entenda melhor quais os serviços que estão disponíveis e nunca mais passe raiva em filas.

– Como acessar o site Sefaz RS

Para poder efetuar os serviços, primeiro você precisa acessar o site do SEFAZ RS, mas, caso você não saiba como acessar preparamos um super tutorial para você logo abaixo:

  • Pelo Google

Para poder acessar o site através do buscador da gigante do Vale do Silício, primeiro devemos acessar o Google e pesquisar por sefaz RS, após isso é só clicar no primeiro link que aparece.

  • Pelo Navegador

Pelo navegador o processo é mais simples, bastando apenas digitar na barra do seu navegador o link https://fazenda.rs.gov.br/inicial e logo você estará no site.

– Consultar IPVA

Donos de veículos com e-mail cadastrado na Secretaria da Fazenda (Sefaz) receberam as informações referentes ao imposto, valores com e sem os descontos previstos pela antecipação e pelos programas Bom Motorista e Bom Cidadão. Mas quem não recebeu nenhum comunicado via correio eletrônico tem outro caminho fácil para a consulta, desde que tenha acesso à internet. Confira o passo a passo:

Consulta pelo computador

– Acesse o site específico sobre o IPVA 2019,  procure pelo item Consultas e, abaixo, clique em Consulta Simplificada do IPVA.

nota fiscal
Endereço é exclusivo para tratar do IPVA 2019

– A tela seguinte solicitará a placa do veículo e o número Renavam.
– Após informar esses dados, marque o espaço ao lado da frase “Não sou um robô” e clique em Consultar.

nota fiscal
O número Renavam está no documento do veículo

– As informações sobre a dívida do exercício 2019 e anteriores serão apresentadas na tela, tanto IPVA quanto Seguro DPVAT.

nota fiscal
Situação de anos anteriores também será mostrada

Consulta pelo smartphone

nota fiscal
Aplicativo é oferecido gratuitamente

– Nas lojas virtuais App Store e Google Play, procure pelo app IPVA RS e baixe para o aparelho.
– Logo após aberto no dispositivo móvel, o app também solicitará placa e número Renavam. As informações sobre valores devidos são apresentadas em seguida.

– Nota Fiscal Gaúcha

A Nota Fiscal Gaúcha RS, também conhecida como NFG, é um programa criado para recompensar os consumidores que solicitarem a inclusão do CPF na nota fiscal. Dessa forma, os estabelecimentos são obrigados a fornecer a nota do produto/serviço comercializado, fazendo com que eles paguem os tributos relacionados a mercadoria.

nota fiscal

Os consumidores, pro sua vez, se beneficiam com tal atitude. Já que parte do valor gasto volta em forma de créditos, que poderão ser transferidos para sua contas ou, então, ser utilizados para abatimento do IPTU/IPVA. O melhor de tudo é que para participar é muito simples: basta solicitar a inclusão do CPF na nota para cadastrar-se no sistema.

Em muitos estabelecimentos nem é preciso pedir, já que os comerciantes indagam os consumidores se eles desejam realizar tão inclusão ao emitir a nota fiscal eletrônica da empresa.

A cada 100 pontos, o consumidor ganhará um bilhete eletrônico para participar dos sorteios. O maior prêmio é no valor de R$ 1 milhão, mas outros valores também são sorteados. A cada um real gasto é acumulado um ponto e para conferir o nota fiscal gaúcha saldo, será necessário acessar a plataforma do programa fiscal.

– Solicitação de Certidão de Situação Fiscal

A Certidão de Situação Fiscal constitui-se em meio de prova da existência ou não, em nome do interessado, de débitos lançados ou inscritos como Dívida Ativa e de que o contribuinte está ou não omisso quanto à entrega de informações junto à Fazenda Estadual.

A solicitação de Certidão de Situação Fiscal poderá ser feita por meio do site da Sefaz tanto pelo próprio contribuinte como pelo responsável pela sua escrita fiscal, desde que previamente autorizado pelo contribuinte, na opção Contribuintes do Auto-Atendimento e para os demais interessados, utilizando a opção Público em Geral do Auto-Atendimento.

Após a solicitação a certidão estará disponível no endereço eletrônico da Secretaria da Fazenda no prazo máximo de 10 dias, se o contribuinte ou o responsável pela sua escrita fiscal constarem no banco de dados da Sefaz. Para os demais cidadãos a certidão é fornecida imediatamente.

– Telefone e Endereço

Para esclarecer dúvidas, dar sugestões e reclamações, o cidadão pode entrar em contato com a SEFAZ através do telefone abaixo ou se dirigir até o endereço informado.

  • Telefone: 0 (54) 3223-7277
  • Endereço: R. Pinheiro Machado, 2621 – São Pelegrino, Caxias do Sul – RS, 95020-172

Após ler este texto você já sabe quais os principais serviços que são disponibilizados online e que são gratuitos.